Crise do capitalismo e regimes totalitarios
Os Estados Unidos alcançaram grande expansão depois da Primeira Guerra Mundial. Exportavam produtos industrializados para a Europa e para outras partes do mundo. A euforia Capitalista criou o American Way of Life
Com o fim da guerra (1918), os países europeus voltaram organizar sua estrutura produtiva e reduzirem suas importações dos Estados Unidos. No entanto, a produção norte-americana continuava a crescer. Surgiu, então, uma crise de super produção. O grande marco da crise foi a queda das ações da bolsa de Nova Iorque (1929). O mundo inteiro sofreu reflexos da crise.
2. Os Estados Unidos e a Política do New Deal
Para recuperar-se da crise de 1929, o governo norte-americano de Franklin Roosevelt implantou o New Deal - conjunto de medidas que buscava conciliar o respeito pela iniciativa privada com a intervenção do Estado da Economia.
3. As Consequências Políticas da Crise Capitalista
Houve o recuo das Ideias Liberais em diversos países do mundo. Fortaleceram-se as atribuições do Poder Executivo.
Surgiu todo um clima para o avanço de Regime Totalitários.
4. O Fascismo na Itália
A crise sócio-econômica na Itália e o medo de expansão do Socialismo abriram espaço para as ascensão de Mussolini e para estruturação do Partido Fascista.
O governo de Mussolini teve duas grandes fases:
- Consolidação do fascismo (1922 a 1925)
-Ditadura Fascista (1925- a 1939).
5. O Nazismo Alemão
A crise Sócio-Econômica Alemã, os protestos dos trabalhadores contra o governo, o medo do Socialismo e a humilhação nacional Alemã com as obrigações impostas pelo Tratado de Versalhes destacam-se entre as principais causas que propiciaram a ascensão do Nazismo, liderado por Adolf Hitler.
Hitler chegou ao poder em 1933, ocupando o cargo de Chanceler do Estado Alemão. As organizações nazistas foram vigorosamente estruturadas, e eliminaram-se brutalmente as oposições políticas.Em 1933, o Partido Nazista foi declarado o Partido da Alemanha. Com a