Crise do Capitalismo e Regimes Totalitarios
Neste trabalho será relatado a parte da Crise do Capitalismo que ocorre entre as décadas de 1920 e 1940 que afetou diversos países do mundo, ocasionando a quebra na Bolsa de Valores em Nova York e mais tarde sendo implantado um “novo acordo” para a superação desta crise. Também será aqui apresentado sobre os Regimes Totalitários que foi consequências da crise capitalista, tendo como os dois principais regimes totalitários o fascismo de Mussolini e o Nazismo de Hitler.
Crise do Capitalismo e Regimes Totalitários
No inicio da década de 1920 a economia norte americana tornou-se a mais poderosa do mundo, cerca de 50% da produção industrial do mundo encontrava-se nos Estados Unidos. Houve um aumento também na produtividade agrícola ocasionada pela mecanização e a instalação elétrica no espaço rural.
Outro fator que contribuiu para o crescimento da produção econômica dos Estados Unidos, foi o processo tecnológico. Essa época foi caracterizada pelo consumismo de automóveis e eletrodomésticos. Viver bem se tornava consumir sempre mais.
Embora quase toda a década de 1920 ser conhecida como “anos felizes”, em 1929 a economia norte americana caiu numa terrível crise que afetou vários países do mundo.
Até por volta de 1925, as sociedades europeias lutavam com dificuldades para reconstruir o que fora destruído na Primeira Guerra Mundial, a medida que a Europa se reconstituía, tomava medidas para diminuir a importação dos produtos norte americanos, porém o ritmo da produção dos Estados Unidos crescia cada vez mais, que ultrapassavam as necessidades de compra e de venda dos produtos, havendo assim uma superprodução destas mercadorias.
Não existindo compradores, os preços despencaram, mas não houve conquista de novos consumidores, então obrigados a diminuir o ritmo de suas atividades, demitiram milhões de trabalhadores, chegando até 15 milhões de pessoas desempregados no decorrer desta crise.
O Crack da Bolsa de Valores
Em