Crise de 1929
Crise de 1929 e Guerra Civil Espanhola
Crise de 1929 e Guerra Civil Espanhola
NOME: Victor de Oliveira Silva
N° 41
SÉRIE: 3ª Ensino Médio
Prof.ª Flávia
INTRODUÇÃO
Este trabalho irá apresentar fontes históricas que levaram o século XX a momentos inesquecíveis. Ideias e fatos discutidos até hoje, que são os conflitos, ideologias, golpes e toda forma de desavenças. Tendo em tópico a Crise de 1929 e a Guerra Civil espanhola.
CRISE DE 1929
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades, principalmente, para os países europeus.
Após a guerra o quadro não mudou, pois os países europeus estavam voltados para a reconstrução das indústrias e cidades, necessitando manter suas importações, principalmente dos EUA. A situação começou a mudar no final da década de 1920. Reconstruídas, as nações europeias diminuíram drasticamente a importação de produtos industrializados e agrícolas dos Estados Unidos.
MOTIVOS DA CRISE.
Com a diminuição das exportações para a Europa, as indústrias norte-americanas começaram a aumentar os estoques de produtos, pois já não conseguiam mais vender como antes. Grande parte destas empresas possuíam ações na Bolsa de Valores de Nova York e milhões de norte-americanos tinham investimentos nestas ações.
COMO FOI SUPERADA
A crise foi superada, graças aos investimentos públicos maciços, absorvendo a enorme massa de desempregados, além de se incrementarem medidas que diminuíssem a vulnerabilidade da Bolsa de valores e do sistema financeiro do país. A se acrescentar, a determinação política dos Presidentes Norte Americanos, bem como da sua população, em reestruturar a economia do seu país, e levá-lo a posição que hoje desfruta.
Um dos motivos para superar a crise de 29, foi por meio dos armamentos. Armando-se e vendendo armas ao mundo inteiro, provocando guerras, lá onde não