Crise de 1929 e 2008 Com Introdução e Conclusã.o
357 palavras
2 páginas
Trabalho De Historia Nome: Filipe Oliveira
Prof.: Denilson
Data: 22/08
Introdução
Meu trabalho fala sobre as diferenças entre as crises que ocorreram entre 1929,2008 e 2009 e as semelhanças entre elas.A crise da economia norte-americana.
Comparaçao da crise de 1929 com a de 2008 e 2009
A principal diferença diz respeito à causa das recessões. Em 1929, a economia norte-americana apresentava um ritmo de crescimento intenso e a produção extrapolava a capacidade de absorção pelo mercado interno. A saída foi incrementar as exportações.
Com a retomada da produção europeia e a competição no mercado externo, os EUA foram obrigados a desacelerar, o que levou à crise. Em 2008, ao notar uma diminuição do ritmo de crescimento do país, o governo, por intermédio do FED (o Banco Central dos EUA), reduziu a taxa de juros e incentivou a ampliação do crédito. Os bancos se tornaram menos rigorosos na concessão de empréstimos e os bens imobiliários sofreram uma supervalorização. A inflação aumentou e o FED corrigiu a taxa de juros, o que provocou inadimplência.
As consequências de ambas são semelhantes e incluem a queda nas bolsas, o aumento do desemprego e prejuízos para os investidores externos.
Conslusão
A crise financeira de 2008, originada nos EUA em conseqüência das hipotecas nocivas ("subprime") concedidas sem garantias a milhares de cidadãos, acabou com os gigantes financeiros do país e seu contágio se estendeu a todo o mundo causando a crise mais grave desde a crise de 1929.
Durante a Primeira Guerra Mundial, a economia norte-americana estava em pleno desenvolvimento. As indústrias dos EUA produziam e exportavam em grandes quantidades,