Crise da água
A escassez de água nos dias atuais tem sido uma das maiores preocupações para o Governo das grandes metrópoles. Os dados coletados indicam que sem dúvida, a “crise da água” que ocorre no ano de 2014 é um dos assuntos mais abordados no Brasil.
A Crise Hídrica que surpreendeu 8,8 milhões de paulistanos desde o dia 01 de Fevereiro de 2014 tem sido uma grande preocupação, devido ao nível de água que vem piorando a cada dia em um dos principais reservatórios de São Paulo – O SISTEMA CANTAREIRA-
Sistema Cantareira
O Sistema Cantareira que Trata 33.000 L/S de água, considerado também um dos maiores produtores de água do mundo, é composto por mais seis represas localizadas em diferentes níveis que estão interligados através de túneis com 48 km de extensão, para o maior aproveitamento do desnível, transportando a água por gravidade para suprir uma população de 8,45 milhões da grande metrópole paulista.
Os reservatórios que fazem o abastecimento do Sistema Cantareira são:
O reservatório que fica na cidade de Bragança Paulista e é alimentado pelos rios Jacareí e Jaguari, cujas nascentes estão localizadas no Estado de Minas Gerais. Este reservatório armazena 22 mil litros de água por segundo.
O segundo reservatório armazena 5000 litros/segundo do rio Cachoeira de Piracaia.
O terceiro na cidade de Nazaré paulista armazena 4 mil litros/segundo, do Rio Atibainha.
E na cidade de Mairiporã, a quarta