Crise ambiental
AMBIENTAL
• Desde a década de 70 a humanidade vem tomando consciência de que existe uma crise ambiental planetária.
Não se trata apenas de poluição de áreas isoladas, mas de uma real ameaça à sobrevivência dos seres humanos, talvez até de toda a biosfera.
• O notável acúmulo de armamentos nucleares nas décadas de 50, 60 e 70 ocasionou um sério risco de extermínio, algo que nunca tnha sido possível anteriormente.
• A multplicação de usinas nucleares levanta o problema do escape de radiatvidade para o meio ambiente e coloca a questão do que fazer com o perigoso lixo atômico. O acúmulo de gás carbônico também na atmosfera representa um risco de catástrofe, pois ocasiona o crescimento do efeito estufa, que eleva as médias térmicas da maior parte dos climas do planeta.
Muitos outros problemas ambientais podem ser lembrados.
Um deles é a contaminação de alimentos por produtos químicos nocivos à saúde humana, como agrotóxicos, adubos químicos, hormônios e medicamentos aplicados comumente ao gado para que ele cresça mais rapidamente ou não contraia doenças. Podemos acrescentar ainda a crescente poluição dos oceanos e mares, o avanço da desertficação, o desmatamento acelerado das últmas grandes reservas florestais originais do planeta (Amazônia, bacia do rio Congo e Taiga), a extnção irreversível de milhares ou até milhões de espécies vegetais e animais, etc.
• Podemos falar numa consciência ecológica da humanidade em geral, embora com diferente ritmos - mais avançada no
Norte e mais tardia nos países subdesenvolvidos - , que se iniciou por volta da década de 70 e cresce a cada ano.
Trata-se da consciência de estarmos todos numa mesma
“nave espacial”, o planeta Terra, o único que conhecemos que possibilitou a existência de uma biosfera. Trata-se ainda da consciência de que é imperatvo para a própria sobrevivência da humanidade modificar o nosso relacionamento com a natureza. A natureza deixa aos poucos de ser