criptogrFI

1298 palavras 6 páginas
1 INTRODUÇÃO

Uma linguagem dinâmica, open source com foco na simplicidade e na produtividade. Tem uma sintaxe elegante de leitura natural e fácil escrita. O Ruby é uma linguagem com um equilíbrio cuidado. O seu criador, Yukihiro “Matz” Matsumoto, uniu partes das suas linguagens favoritas (Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada, e Lisp) para formar uma nova linguagem que equilibra a programação funcional com a programação imperativa. Ele disse com frequência que está a “tentar tornar o Ruby natural, não simples”, de uma forma que reflete a vida.
Elaborando sobre isto, acrescenta:
"O Ruby é simples na aparência, mas muito complexo no interior, tal como o corpo humano".

2. SOBRE RUBY Ao contrário da maioria das linguagens de programação que seguem o eixo Europa/Estados Unidos, Ruby é uma linguagem originária do Japão. Desde que foi tornado público em 1995, o Ruby arrastou consigo programadores devotos em todo o mundo. Em 2006, o Ruby atingiu aceitação massiva, com a formação de grupos de utilizadores em todas as principais cidades mundiais e com as conferências sobre Ruby com lotação esgotada. A Ruby-Talk, a principal lista de correio para a discussão sobre a linguagem Ruby subiu para uma média de 200 mensagens diárias. O índice TIOBE, que mede o crescimento das linguagens de programação, posiciona o Ruby em #12 entre as linguagens de programação. Citando o seu crescimento, prevêm que “Existem possibilidades de que o Ruby entre no Top 10 dentro de meio ano.” Muito deste crescimento é atribuído à popularidade do software escrito em Ruby, em particular a framework de desenvolvimento web Ruby on Rails. O Ruby é também totalmente livre. Não somente livre de custos, mas também livre para utilizar, copiar, modificar e distribuir.
3.CARACTERÍSTICA E CONSEQÜÊNCIA Considerando os aspectos técnicos do Ruby, chegamos à seguinte lista de características: Orientação a objetos: o Ruby é considerado uma linguagem totalmente orientada a

Relacionados