Criptografia
ADS
Introdução
Cada vez mais no mundo, a era digital está fazendo parte do dia a dia das pessoas, sejam em redes sociais, transações financeiras, troca de emails e assim por diante.
A preocupação com o “roubo” de informações pessoais ou até mesmo informações sigilosas de grandes empresas por seus concorrentes vem preocupando à todos.
A criptografia de dados já uma técnica usadas desde a época de 1900 a.C, pelos hebreus que fizeram o primeiro documento criptografado usando hieróglifos fora do padrão numa inscrição.
Nos dias atuais, onde grande parte dos dados é digital, sendo representado por bits, o processo de criptografia é basicamente feito por algoritmos que fazem o embaralhamento dos bits desses dados a partir de uma determinada chave ou par de chaves, dependendo do sistema criptográfico escolhido.
Objetivo
O objetivo deste projeto é desenvolver uma solução simples para a segurança da informação através da criptografia.
A técnica escolhida para a criptografia dos dados será a criptografia por chave púbica.
O ciframento de uma mensagem baseia-se em dois componentes: um algoritmo e uma chave. Um algoritmo é uma transformação matemática. Ele converte uma mensagem em claro em uma mensagem cifrada e vice-versa. Quando uma pessoa (emissor) cifra uma mensagem, ela utiliza um algoritmo de ciframento para transformar o conteúdo em claro da mensagem em texto cifrado. Quando a pessoa (destinatário) recebe a mensagem decifra a mesma, utilizando o algoritmo de deciframento correspondente para converter o texto cifrado de novo em uma mensagem clara.
A segurança do ciframento esta baseada somente no sigilo do algoritmo criptográfico. Se uma pessoa (um intruso) conhecer o algoritmo sem chave, poderia decifrar uma mensagem cifrada tão facilmente quanto o seu destinatário. Pode-se contornar o problema apresentado utilizando o segundo componente básico da criptografia de mensagens: a chave.
Uma chave é uma cadeia aleatória de bits