Criptografia
Criptografia trata-se de um conjunto de regras que visa codificar a informação de forma que só o emissor e o receptor consigam decifrá-la. Uma explicação sobre o que é criptografia. (O termo Criptografia surgiu da fusão das palavras gregas Kryptós e Gráphein).
As palavras gregas ―Kryptós‖ e ―Gráphein‖, que significam ―ocultos‖ e ―escrever‖, respectivamente.
Na computação a técnica utilizada é a de chaves as chamadas ―chaves criptográficas‖, trata-se de um conjunto de bits baseado em um algoritmo capaz de codificar e de decodificar informações. Se o receptor da mensagem usar uma chave diferente e incompatível com a do emissor ela não conseguira ter a informação.
Com o uso de chaves, um emissor pode usar o mesmo algoritmo (o mesmo método) para vários receptores. Basta que cada um receba uma chave diferente. Além disso, caso um receptor perca ou exponha determinada chave, é possível trocá-la, mantendo-se o mesmo algoritmo.
Por meio da criptografia em geral o individuo pode proteger as informações sigilosas como senhas usadas em seu computador pessoal para acessar contas de bancos, como proteger as comunicações acessadas pela internet e também proteger os backups contra o acesso indevido.
Existem chaves de 64 bits, 128bit´s e assim por diante, esses valores representam o tamanho das chaves. Quanto mais bits forem usados mais seguro será o código, por exemplo, se for usado um algoritmo de oito bits apenas 256 chaves poderão ser utilizadas, por que 2 elevado a 8 é igual a 256 agora sabemos que esse código é inseguro pois uma pessoa pode gerar 256 códigos diferentes (apesar que demore um tempo para faze-lo), mas não é impossível, agora se for uma chave de 128 bits o numero de chaves aumenta drasticamente (se fizermos a conta 2 elevado a 128).
Existem dois tipos de chaves a chave simétrica e a chave assimétrica. Como também existe mais de um tipo de criptografia, criptografia clássica, criptografia moderna e criptografia quântica.
Chave