Criptografia
Curso de Especialização em Redes – Prof. Ricardo Dahab
Guilherme Steinberger Elias - RA 501022
Data de entrega : 14/06/2001
(i)
Introdução com motivação do tema
Este trabalho terá como tema o uso de Protocolos/Produtos Específicos da Criptografia para a garantia de uma troca de informações segura entre o transmissor e o receptor através de redes públicas ou privadas. Atualmente as redes de computadores estão expostas por causa da Internet ou por trocarem informações remotamente via canais inseguros . Com isso a necessidade de se tornar os dados seguros e autênticos aumentou bastante. As mensagens e dados precisam ser protegidos de forma que somente pessoas ou processos autorizados consigam utilizá- los.A informação não pode ser alterada acidental ou propositalmente e nem destruída. Os métodos criptográficos por si só não são suficientes para garantir a segurança de um sistema. Deve-se recorrer aos protocolos criptográficos que nada mais são do que formas de se utilizar os algoritmos criptográficos. Para entendermos melhor como isso é feito, estaremos analisando os seguintes sub-temas :
•
Estabelecimento, Gerenciamento e Distribuição de Chaves
As chaves secretas e públicas tem sido fundamentais na criptografia para o processo de ciframento e deciframento de textos claros. A idéia principal, segundo Kerckhoffs (um dos pais da criptografia), é que a tarefa de decriptação sem o auxílio da chave seja materialmente ou matematicamente impossível. Os principais desafios têm sido os seguintes: 1. Qual procedimento adotar para chegar a um acordo inicial sobre uma chave secreta comum ?
2. Como armazenar e gerenciar as chaves ?
Veremos mais detalhes nas próximas partes deste trabalho.
•
Autenticação
A autenticação é mais uma parte essencial da criptografia.
Qual seria o processo que permite ao sistema verificar se a pessoa ou processo que está participando da comunicação é quem alega ser e de