Criptografia
Ciências da Computação
CRIPTOGRAFIA
Sumário
OBJETIVO
Este trabalho tem como objetivo ampliar o nosso conhecimento sobre a criptografia, trazendo informações importantes no processo de nossa aprendizagem, contribuindo para a continuidade do curso de Ciência da Computação.
O envio e o recebimento de mensagens privadas é uma necessidade antiga e por centenas de anos foi desenvolvida. Com o surgimento da internet a criptografia foi se tornando cada vez mais fundamental para que o emissor e o receptor tenham acesso a tais informações.
Desenvolvemos este trabalho a partir da história da criptografia, apresentando os aspectos mais importantes e seus tipos de chaves (Simétricas e Assimétricas).
INTRODUÇÃO
As diferentes maneiras de garantir segurança da informação e proteger redes de computadores estão baseadas na aplicação de técnicas de criptografia.
Nos últimos anos, é possível observar um crescimento no uso de meios de comunicação, em especial da Internet, para acessar os mais diferentes serviços dos mais distintos locais. Criptografia nada é mais do que estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível.
Criptografia
Criptografia (Do Grego kryptós, "escondido", e gráphein, "escrita") é o estudo dos princípios e técnicas pelas quais a informação pode ser transformada da sua forma original para outra ilegível, de forma que possa ser conhecida apenas por seu destinatário (detentor da "chave secreta"), o que a torna difícil de ser lida por alguém não autorizado. Assim sendo, só o receptor da mensagem pode ler a informação com facilidade. É um ramo da Matemática, parte da Criptologia. Há dois tipos de chaves criptográficas: chaves simétricas e chaves assimétricas. Uma informação não-cifrada que é enviada de uma pessoa (ou organização)