Criptografia
Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
CRIPTOGRAFIA
Prof.º José Roberto Bordieri
Disciplina: Tópicos Especiais em Informática
Rosa Santana Aragão Andrade – AN101358
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO – PORQUE CRIPTOGRAFIA? 3 PROTOCOLO DE CRIPTOGRAFIA 5 chAve de criptografia simétrica 6 CHAve de criptografia assimétrica 8 FuNÇÕES DE haSH 11 ASSINATURA DIGITAL 12 CRIPTOGRAFIA VERSUS PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA 13 CONCLUSÃO 15 BIBLIOGRAFIA 16
INTRODUÇÃO – PORQUE CRIPTOGRAFIA?
A criptografia, considerada como a ciência e a arte de escrever mensagens em forma cifrada ou em código, é um dos principais mecanismos de segurança que você pode usar para se proteger dos riscos associados ao uso da Internet.
Atualmente, a criptografia já está integrada ou pode ser facilmente adicionada à grande maioria dos sistemas operacionais e aplicativos e para usá-la, muitas vezes, basta a realização de algumas configurações ou cliques de mouse.
Com relação à defesa de perímetro nas redes de computadores, a criptografia seria a “última barreira a ser transposta”. O que protege os dados do seu banco depois que um atacante burlou o firewall, o IDS e as outras proteções do seu sistema? Ora, se os dados sensíveis estiverem criptografados no banco, você terá algum tempo (entre minutos ou séculos...) até que o atacante consiga comprometer a confidencialidade dos dados. É claro que, nessa situação, você ainda poderá ter vários outros problemas com um intruso. Na verdade, existem alguns casos (como na operação das redes sem fio) em que a única segurança disponível em certos estágios da comunicação é a criptografia. Para esse tipo de rede naturalmente desprovida de barreiras físicas, isso é verdade mesmo quando o tráfego se encontra dentro da rede local.
As origens da criptografia são quase tão antigas quanto às origens da escrita. Ou seja, logo depois que o homem começou a se comunicar entalhando caracteres em pedras, ele