Cripitografia
Assunto relacionado a segurança da informação.
É um processo matemático utilizado para se escrever uma mensagem digital de forma embaralhada para que pessoas que não tenham o código (chave) não possam desvendá-la.
Pode ser usada tanto para manter o sigilo de dados, como para preservar a identidade de um remetente na mensagem (autenticidade)
A criptografia é a base dos processos de certificação digital e assinatura digital.
Termos de criptografia:
Mensagem digital – é a mensagem em si. Pode ser um e-mail, um texto, um arquivo, uma página da internet. Cifrar, encriptar, criptografar – Ato de codificar a mensagem através do algorítimo. Algorítimo de criptografia – programa utilizado para criptar ou decriptar a mensagem. Decifrar, decriptar, descriptografar – é o processo de decifrar a mensagem para a sua forma original. Chave – É um número binário que é usado para cifrar ou decifrar a mensagem.
Obs.: A chave é gerada pelo computador através de um programa com este propósito. Um programa conhecido, para o ambiente windows, é o PGP. O tamanho de uma chave é medido em bits (número binário); quanto maior o tamanho da chave, maior é a dificuldade para descobri-la. O usuário define o tamanho da chave e o programa a sorteia, gera.
Obs.:01 byte = 08 bits
01 bit é representado por dois valores: 0 ou 1 Exemplo: Uma chave de 04 bits pode ter 16 possibilidades de codificação, pois para cada bit há duas possibilidades: 0 e 1. Daí 2 elevado a 4 é igual a 16.
Tipos de criptografia:
Criptografia simétrica (de chave única / de chave secreta): Utiliza a mesma chave para encriptar e para decriptar. Torna-se necessário então o compartilhamento da chave. Este compartilhamento é a maior característica da criptografia simétrica, assim como o seu maior problema, pois gera uma vulnerabilidade neste processo.
Características da criptografia simétrica: chave compartilhada; mais rápida e fácil de processar; os