Criogenia
Criogenia
O que é:
Criogenia é uma técnica criada para congelar cadáveres, ou células para que sejam ressuscitados no futuro. Hoje em dia a técnica já é bem usada com embriões: óvulos fecundados com uma grande hipótese de sobrevivência.
Muitas pessoas acreditam que os seres humanos possam ser congelados. Cerca de 177 pessoas e 60 animais já foram congelado depois que morreram.
“Por enquanto, o congelamento não funciona com pessoas porque o líquido que compõe as células vira gelo, aumentando de tamanho e fazendo-as trincas. Com os embriões congelados, esse efeito é evitado com a aplicação de substâncias químicas que driblam a formação de cristais de gelo, impedindo que as paredes celulares se danifiquem. afirma o físico americano Robert Ettinger”
Como é realizada?
Quando a pessoa morre, muitos medicamentos são injetados e máquinas mantêm a circulação do sangue e oxigenação. Os médicos as colocam num tanque de nitrogênio líquido envolto a uma manta térmica especial que ajuda a mantê-lo frio depois guardado a -196 ºC, de temperatura para que o cadáver não apodrece.
Na Clínica, o sangue do paciente é retirado ao mesmo tempo em que, por outro tubo, é inserido o líquido crioprotetor, uma substância química à base de glicerina. O líquido substitui outros compostos intracelulares, evitando que cristais de gelo se formem dentro das células.
Depois de injetadas as substâncias, o corpo vai para uma cabine com