criminologia
(Prof. Antônio José Eça)
1. DEFINIÇÃO DE CRIMINOLOGIA.
É uma ciência humana social que visa o estudo do homem criminoso, da criminalidade e suas causas, e das possíveis soluções para o problema da criminalidade.
Leva em conta 3 aspectos:
A criminogênese (o antes do crime);
A classificação dos delinquentes (o durante) – quem cometeu o crime;
E o tratamento penal (depois do crime cometido).
Em outras palavras, estuda, portanto, as causas que levaram o agente a cometer tal crime (antes), a pessoa infratora e a vítima (durante) e os meios de prevenção e controle social (depois).
2. EXEMPLOS DE CIÊNCIAS AFINS DA CRIMINOLOGIA.
A Criminologia estuda o crime e o criminoso, nutre-se de outras ciências para entender o fenômeno social para chegar à criminogênese (antes do crime).
A Criminologia relaciona-se com as seguintes ciências:
MEDICINA LEGAL - ela que traz provas técnicas, circunstâncias e fatos relevantes. Ex. mordida que deu em briga.
PSICOLOGIA – estudo do criminoso normal (que é a psicologia forense) e a do criminoso anormal (psicopatologia).
FILOSOFIA – dentro dela, podemos falar da Ética, que faz a valorização das condutas humanas, que estabelece o que é bom e o que é ruim. Verificam-se os conceitos relativos relacionados ao tempo e ao lugar. A Ética desenvolve a personalidade por acertos e erros, é evolutiva, ou seja, quanto mais experiência de vida, mais se começa a pensar sobre determinadas coisas. A Ética faz você repensar. Esta ligada ao ego e a psicanálise criminal.
Também está ligada a Moral, que é a observância de normas e preceitos. A Moral não entra no mérito, ela tira o poder de realização e impinge a conduta por medo da punição. A Moral está ligada ao superego e a psicanálise criminal.
SOCIOLOGIA – É a parte das ciências humanas e estuda o comportamento humano em função do meio e os processos que interligam os indivíduos, observam-se o perpetrador e os fatores que envolvem o