criminologia
Eutanásia
O termo eutanásia é muito amplo e pode ter diferentes interpretações, mas de forma geral pode ser considerada eutanásia quando uma pessoa causa deliberadamente a morte de outra que está mais graça, debilitada ou em sofrimento.
A palavra eutanásia vem do grego, podendo ser traduzido como ‘’boa morte’’ou ‘’morte apropriada’’, sendo proposta por Francis Bacon, em 1623 em sua obra ‘’História Vitae et Mortis’’(Tratamento das doenças incuráveis). Influenciado pela corrente de pensamento da filosofia experimental dominante na época, Bacon sustentou a tese de que, nas enfermidades consideradas incuráveis, era absolutamente humano e necessário dar uma boa morte e abolir o sofrimento dosenfermos.
Eutanásia é forma de antecipação deliberada e intencional da morte, praticada por compaixão por outrem, sendo assim considerada homicídio doloso.
Na opinião de Morselli, ‘’ a eutanásia é aquela morte que alguém dá a outrem que sofre de uma enfermidade incurável, a seu próprio requerimento, para abreviar agonia muito grande e dolorosa. ’’
Já para Pinan Y Malvar ‘’ eutanásia é