criminologia e controle social
Alunos: Artur P. Rodrigues e Vítor F. Düvelius Data de entrega: 04/10/2013
QUESTÕES:
1. Apresente e explique um conceito de criminologia.
2. Aponte e explique as principais características da Escola Clássica da Criminologia, e o trabalho de Beccaria.
3. Aponte e explique as características da Escola Positiva da Criminologia.
4. Descreva sucintamente as abordagens à Criminologia de Lombroso, Ferri e Garrofalo.
5. Aponte os objetivos da Escola de Chicago, suas propostas e contribuições.
6. Explique sucintamente o Funcionalismo da Escola de Chicago.
RESPOSTAS:
1. A criminologia possui como objetos de estudo o crime e o controle da criminalidade, analisando dentro desses pontos o infrator e a vítima. É um conjunto de ciências que envolvem diversas áreas do conhecimento que busca trazer informações válidas sobre o crime, tratado de forma individual e social e formas de prevenção e intervenção no mesmo. A palavra Criminologia deriva do latim crimino (crime) e do grego logos (tratado ou estudo).
2. A primeira ideia de criminologia surge com Cesare Beccaria em conjunto com outros filósofos em sua obra “Dei Delitti e delle Pene”, em que deu início a chamada “Escola Clássica”, rejeita visões teológicas e supersticiosas da época. O autor parte do pressuposto iluminista da existência de uma racionalidade pura, comum a todos os homens. Inspirados principalmente na doutrina de Russeau, diziam que o crime tem origem nos valores e desvios da sociedade. O crime é tratado pelos ideais filosóficos e comportamentais do Humanismo Racionalista, é uma entidade de Direito, deve ser compreendido por sua concepção legal racional e impessoal. O principal objetivo dos estudos é prevenir os abusos por parte das autoridades.
3. O Positivismo do século XIX voltou-se para o “delinquente” e iniciou a sistematização dos estudos criminológicos (organização e produção de estudos específicos sobre o tema) com a