criminologia e controle social pucrs
O Estado castra do apenado a capacidade de exercer seu direito à cidadania, ou seja, o voto. com relação ao criminoso: ja tolido do seu direito a cidadania, Jeremy Bentham comenta que "..O castigo em que o réu padece é um painel em que todo homem pode ver o retrato do que lhe teria acontecido, se infelizmente incorresse no mesmo crime."
senso comum: conceito: Senso comum (ou conhecimento vulgar) é a primeira suposta compreensão do mundo resultante da herança fecunda de um grupo social e das experiências actuais que continuam sendo efetuadas. O senso comum descreve as crenças e proposições que aparecem como normal, sem depender de uma investigação detalhada para alcançar verdades mais profundas como as científicas. crime e criminoso: o escopo do senso comum acaba, por vezes, alterando o jogo de pesos e medidas e tornando o crime e o criminoso em motivo de piada para sociedade; potencializado pela mídia, o crimonoso que chega à uma delagacia conduzido por um delito passa a ser motivo de piada dependendo do ato praticado; tornando jocosa a situação e por vezes banalizando a infração - ex: bandidos que são presos e soltos no mesmo dia por delitos idênticos.
maniqueísmo: conceito: O maniqueísta moderno usa as pessoas de uma forma manipulável, isto é por conhecer-lhes a dicotomia (forma de engendrar, forjar, maquinar os seus atos).
- A dicotomia é o método de classificação em que cada