Criminalística
Ciência que assessora os juízes, policiais, promotores. Baseia-se nos exames extrínsecos auxiliar e informativa dos inquéritos e processos judiciais penais.
Hoje mito divulgada no cinema e televisão onde os Peritos são chamados CSI (crime Scene Investigation) investigadores da cena do crime , que na real não são . Os peritos fazem a análise do local de crime e a coleta dos vestígios que possam elucidar o fato e os autores e a s vítimas .
Gosto muito do material feito pelo professor Udson Caetano que segue abaixo
A denominação "Criminalística" é unanimemente adotada pelos estudiosos alemães, desde a publicação do "Manual do juiz de Instruções", de Hans Gross, que é considerado seu sistematizador, a verdade é que outros a designam por POÚOOLOGIA, POÚOA OENTÍFICA, TÉCNICA POUCIAL OU POÚCIA TÉCNICA. A principio, confundia-se com a Medicina, que era convocada para a constatação e esclarecimento de fatos delituosos. Certo é, no entanto, que a partir da sistematização de GROSS, vem à criminalística adquirindo contornos de ciências, sendo mesmo objeto de estudo em todos os países.
GILBERTO PORTO a conceituada como "o sistema que se dedica à aplicação de faculdades de observação e conhecimentos científicos que nos levam a descobrir, defender, apesar e interpretar os indícios de um criminoso, possibilitando à justiça a aplicação da justa pena".
Na conceituação de GILBERTO PORTO, da expressão ''justa pena", uma vez que só haverá pena justa, quando a condenação resultar do conhecimento exato de todas as circunstâncias do fato, irrefutavelmente comprovadas. Não havendo, portanto, negativa de autoria ou possibilidade de substituição da pessoa do agente, a tarefa da criminalística dirigir-se-á, de modo mais acentuado, para as circunstâncias que envolveram o fato, que, propriamente, à identificação do seu agente.
Na realidade, a Criminalística tem por objetivo o ESCLARECIMENTO DA VERDADE DOS FATOS, para possibilitar à justiça a aplicação da