Criminalidade Organizada
Instituto de Ciências Sociais
Departamento de Especialização em Segurança Pública e Cidadania
Disciplina Prisões e Sociedade
Professora: Analía Soria Batista
Alunos: Saulo de Tárcio Corrêa Lima e Viviane P. Peixoto Sousa
Resenha – Criminalidade organizada nas prisões e os ataques do PCC
Sérgio Adorno é cientista social e doutor em sociologia pela Universidade de São Paulo, possui pós-doutorado pelo Centre de Recherches Sociologiques sur le Droit et les Institutions Pénales, CESDIP, França. Atualmente é professor titular da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, coordenador científico do Núcleo de Estudos da Violência da USP, presidente da Associação Nacional de Direitos Humanos – Pesquisa e Pós-Graduação, comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico, pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, além de membro do conselho consultivo de importantes periódicos nacionais e internacionais.
Fernando Salla possui graduação em Ciências Politicas e Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1975), mestrado (1991) e doutorado (1997) em Sociologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é pesquisador do Núcleo de Estudos da Violência da Universidade de São Paulo. É também professor do Programa de Mestrado Profissional Adolescente em Conflito com a Lei, da Universidade Anhanguera de São Paulo. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Violência, atuando principalmente nos seguintes temas: prisão, políticas públicas, violência, justiça criminal e adolescentes em conflito coma lei. (Fonte: Currículo Lattes)
Por meio desta pesquisa os autores pretendem achar respostas para a emergência da criminalidade organizada nas prisões brasileiras, em especial no Estado de São. Para encontrar respostas, tomam como ponto de partida e referência para análise as ondas de ataques desencadeadas pelo Primeiro Comando da Capital (PCC), de maio a agosto de 2006, que