Crimes virtuais
Crimes virtuais são ações ilícitas praticadas através da internet por meio de um computador ou uma rede de computadores, utilizada como uma ferramenta ou como meio de crime esse termo também é usado para descrever crimes tradicionais, tais como fraudes, roubo, chantagem, falsificação e apropriação indébita, na qual computadores são usados para facilitar as atividades ilegais. Segundo Guimarães e Furlaneto Neto, Crime Informático significa:
"qualquer conduta ilegal, não ética, ou não autorizada que envolva o processamento automático de dados e/ou transmissão de dados".
O crime por computador pode causar danos tanto pessoais como empresariais. Os danos pessoais são obtidos no envio de mensagens com conteúdo depreciativo, falso ou pessoal em nome da pessoa, utilizando somente os dados dos e-mails, na movimentação de contas bancárias com o intuito de fazer transacções, saques ou até mesmo pagamento de contas, na utilização de dados de cartão de crédito para fazer compras e na divulgação de fotos ou imagens com intenção de afetar seu psíquico, moral e intelectual, seja por ofensa à sua honra, na sua privacidade, intimidade, imagem, nome ou em seu próprio corpo físico, e poderá estender-se ao dano patrimonial se a ofensa de alguma forma impedir ou dificultar atividade profissional da vítima. As empresas sofrem com estas invasões nos seus dados e informações sigilosas dificultando a organização desta.
O maior incentivo a pratica é a carência de sanção a estes crimes, ocasionando uma sensação de um ambiente sem leis. Em uma pesquisa divulgada pela consultoria Mi2g Intelligence Unit, em Dezembro de 2004, foi constatado que o Brasil é o sétimo de dez países que mais possuem hackers responsáveis pelas invasões de sites no mês de outubro de 2004. Além disso, o Brasil é considerado um dos países que tem mais hackers ativos no mundo, com 75% dos ataques às redes mundiais partindo do Brasil.
Tipos de crimes virtuais * Ameaça – É crime escrever