CRIMES VIRTUAIS
Nos dias atuais, a internet se tornou indispensável para grande parte da população, no entanto, falar da evolução da internet, não traz a tona apenas vantagens, mas também riscos/perigos trazidos por esse meio de comunicação pois temos notado que este avanço tecnológico tem contribuído para o crescimento das práticas criminosas.
O meio mais rotineiro utilizado é ludibriando uma pessoa para obter uma vantagem financeira ou pessoal, enganar suas vítimas ou mesmo furtar informações particulares com o intuito de utilizá-las em proveito próprio. Um bom exemplo de crime que vem se tornando muito comum na internet é o envio de e-mail simulando ser de algum órgão estatal conhecido, como é o caso da Receita Federal, TSE (Tribunal Superior Eleitoral), Polícia Federal e Serasa.
Existe uma infinidade de crimes virtuais, e no intuito de impedir que criminosos usem da falta de informação dos usuários as internet, sites disponibilizam aos internautas dicas de como os racher ou cracker agem, orientando que é preciso ter cautela no uso de equipamentos informáticos, que deve haver um uso comedido, principalmente das redes sociais. Abaixo, você confere quais são os principais meios de se pratica de crimes virtuais que mais fazem vítimas nos dias de hoje:
1. Mobile malware – os malwares são vírus desenvolvidos para causar danos e ou capturar dados pessoais. As principais portas de entrada para estes vírus são: anúncios falsos clicáveis e download de aplicativos.
2. Promoções ou concursos via Facebook – as pessoas gostam muito de promoções e concursos. Eles usam essa informação para criar ofertas falsas e atrair um clique da vítima.
3. Softwares falsos de antivírus – a disseminação de falsos antivírus também são uma outra tentativa de invasão de privacidade e roubo de dados executados pelos criminosos.
4. Phishing festivo – o phishing tem como objetivo enganar os usuários através de falsos formulários: ● Mensagens falsas de alertas e que fazem uso da