Crimes no transito
O mais importante é o homem, pois por ele e para ele que a via e o veículo foram criados. É o homem que movimenta e influencia todo o sistema, direta ou indiretamente.
Vasconcelos (1985), afirma que o trânsito é uma questão social e política. Pode-se observar como o homem se comporta na disputa pelo espaço, que é agravado pelo aumento da frota de veículos e de motoristas, o que acaba gerando outros problemas como os congestionamentos nas cidades, a poluição, etc. ocasionado efeitos incapacitantes, tanto psicológicos como físicos no homem agravando o trânsito.
De acordo com ROZESTRATEN (1988), o trânsito consiste no conjunto de deslocamentos de pessoas e veículos nas vias públicas, dentro de um sistema convencional de normas, que tem por fim assegurar a integridade de seus participantes. O trânsito é um sistema organizado para que tenha uma circulação de veículos e pedestres com segurança, fluidez, comodidade, preservação do meio ambiente e convivência pacífica dos usuários. Para manter essa harmonia é necessário uma legislação adequada com fiscalização e um maior conhecimento e respeito às leis e regras de trânsito por parte da população, condutores e pedestre.
O trânsito brasileiro é considerado um dos piores e mais perigosos do mundo (DENATRAN, 1997), devido ao número de veículos em circulação, da desorganização do trânsito, da deficiência geral da fiscalização, das condições dos veículos, do comportamento dos usuários e da impunidade dos infratores.
Os acidentes de trânsito são fonte de consequências de natureza diversa, envolvendo os campos físico, psicológico, econômico, político, social, cultural, todos eles repercutindo intensamente sobre a vida dos acidentados. Causa imenso número de