Crimes Digitais
Crimes virtuais são os delitos praticados através da internet que podem ser enquadrados no Código Penal Brasileiro levando as punições como pagamento de indenização ou prisão. Hackers vem atacando pelo mundo inteiro desde simples usuários, até as maiores multinacionais do planeta como a Sony e a Microsoft. Normalmente eles buscam informações como senhas de redes sócias, e contas bancárias entre outras coisas.
A Sony foi vitima de um desses ataques no fim de novembro de 2014, não sendo especificado exatamente a data que o mesmo ocorreu, hackers invadirão a Sony buscando informações sobre o filme que até então não havia sido lançado uma comédia chamada “A entrevista” que após o acontecimento desistiu de lançar o filme, que foi lançado apenas 25 de Dezembro.
Principais crimes virtuais
Roubo de identidade: Os piratas virtuais enganam os internautas e se apoderam de suas informações pessoais para fazer compras on-line ou realizar transferências financeiras indevidamente. Segundo o IPDI (Instituto de Peritos em Tecnologias Digitais e Telecomunicações), pessoas que usam a informática para roubar identidades podem responder por estelionato, furto mediante fraude, intercessão de dados, quebra de sigilo bancário e formação de quadrilha.
Fraude de Antecipação de Pagamentos
O que é: Essa estratégia é a mais simples, pois não requer o uso de softwares ou outras ferramentas tecnológicas, além do e-mail. O objetivo dos piratas é convencer as vítimas a enviar ou depositar dinheiro para os golpistas.
Como acontece: A pessoa mal-intencionada cria uma boa história e pede dinheiro à vítima em potencial (geralmente o depósito é feito na conta corrente de laranjas). A tática é a versão digitalizada do golpe do bilhete premiado.
Exemplo: A tática mais famosa é a que envolve a herança de um milionário da Nigéria. O internauta é convidado a atuar como intermediário de uma transferência de valores milionários e, para isso, será muito bem recompensado. Antes, no