criação e produção
RESUMO
Na nossa cultura o nosso conhecimento esta vinculada a escola. O sistema educacional se compreende aos graus: Primeiro inicial, segundo médio, terceiro superior. Ou seja, primário, ensino médio, e curso superior.
A igreja Católica desse tempo é a responsável pela unificação da “universidade”, fez parte desse surgimento, pois ela gerava o dogmatismo (a imposição de verdades).
Naquele tempo surgiu também o hábito de discussões abertas, de debates públicos (debates sempre aconteciam sob a vigilância de um professor). E disputas como elementos integrantes do currículo de certas disciplinas, e ate hoje é assim.
No século XVI nas universidades eram impostos dogmas e ensinados através de teses. Mas muitas vezes essas teses geravam a ira das autoridades da ortodoxia, o que implicava em penas que dependiam de acordo com a gravidade, como a fogueira, prisão, afastamento das funções, etc. Ainda hoje, se formos ver sofremos respingos daquela época como, por exemplo, só o professor é quem detém o conhecimento e o aluno simplesmente repete o professor.
Os movimentos de Renascença e da reforma inauguraram a Idade Moderna, e com isso surgiu algumas consequências de transformações. Antes da chegada da família real ao Brasil os estudos superiores eram feitos na Europa. Portugal não permitia faculdades no Brasil. Com a chegada D. João VI ao Brasil, nasceu aqui o ensino superior, mas os cursos eram por causa das necessidades militares da Colônia. Em 1874, foram separados os cursos civis dos militares.
Darcy Ribeiro juntamente com uma equipe de intelectual elaborou um projeto que convence os governantes a fundar a Universidade de Brasília. A esperança tomou vida naquele lugar, era um sonho a ser realizado, mas invejosos conseguiram destruir esse sonho. Professores e cientistas foram embora dizendo “No Brasil não havia lugar para eles”. Mas mesmo com noticias nada animadoras ainda mantinham a esperança de que o