Criação do Pacto de Varsóvia
Quem são os envolvidos?
O Tratado de Amizade, Cooperação e Assistência Mútua, conhecido como o Pacto de Varsóvia, assinado com acordo de cooperação militar pelos países do Leste. Os países que fizeram parte do Pacto de Varsóvia eram alguns nos quais foram instituídos governos socialistas pela URSS, após a Segunda Guerra Mundial. União Soviética, Alemanha Oriental, Bulgária, Hungria, Polônia, Checoslováquia, Romênia e Albânia foram os países membros, sendo que a estrutura militar seguia as diretrizes soviéticas. A Iugoslávia, por oposição do Marechal Tito, se recusou a ingressar no bloco.
Emblema do Pacto de Varsóvia. No círculo, lê-se:
"União da Paz e do Socialismo."
O que aconteceu?
Os membros do Pacto de Varsóvia concordaram, em termos muito semelhantes aos utilizados pelo Tratado do Atlântico Norte, a cooperação na manutenção da paz, a organização imediata em caso de ataque previsível (art. 3), a defesa mútua se um membro for atacado (art. 4 º), e o estabelecimento de uma pauta conjunta para coordenar os esforços nacionais (art. 5). Composta por onze artigos no total, o Pacto não se referiu diretamente ao sistema de membros do governo, foi aberta a "todos os Estados", com a única exigência da humanidade dos outros signatários na sua admissão (art. 9) - e estabeleceu um prazo de vinte anos, renovável, e revogou a liberdade de cada Estado-Membro.
Quando e onde ocorreu?
O Tratado de Varsóvia, como também ficou conhecido, foi assinado, na capital da Polônia, Varsóvia, em 14 de Maio de 1955, em quatro exemplares, um em russo, outra em alemão, um tcheco e um polonês.
Como se desenvolveram os fatos?
A comissão política, composto por chefes de governo dos países membros reuniam-se anualmente para estabelecer políticas e objetivos anuais. A maioria das negociações também contaram com a presença dos ministros da Defesa, os chefes das forças armadas e membros dos Estados-Maiores de cada um deles. Além da comissão