Criação de uma empresa
O crescimento da competição no mundo de negócios atual fez crescer o grau de incerteza, aumentando a complexidade no processo de tomada de decisão. Conhecer o mercado consumidor e as forças concorrenciais que influenciam e determinam a competitividade dos agentes econômicos, deixou de ser apenas uma necessidade, para se tornar um aspecto imprescindível no dia a dia das empresas.
Antecipação e adaptação tornaram-se palavras chaves neste ambiente competitivo e em constante mudança. Essa também é a realidade atual do mercado moveleiro brasileiro, especialmente dentro do segmento de móveis planejados, para o qual dispor de informações relativas à atuação da concorrência e da configuração do mercado consumidor é fundamental. Inserida nesse contexto, encontra-se a Conceitos em Moveis. O presente capítulo apresenta a identificação da empresa, sua segmentação de mercado e seu sistema organizacional e operacional.
Descrição do segmento de mercado onde a empresa atuará
Segmentar um mercado significa escolher um grupo de consumidores, com necessidades homogêneas, para o qual a empresa poderá fazer uma oferta mercadológica. O processo de segmentação requer que sejam identificados os fatores que afetam as decisões de compras dos consumidores. Requisitos para a segmentação: o seguimento deve ser identificável, mensurável, acessível, rentável e estável.
O principal ramo de atuação da empresa é do seguimento moveleiro, mais especificamente em projetos de móveis planejados e interiores. Esse mercado necessita de constante atualização e aperfeiçoamento, atualização tecnológica, implantação de inovações, participação em eventos culturais de reciclagem, mostras e feiras relacionadas à área de móveis e decoração, contatos com outros profissionais desses segmentos e participação em eventos de variadas naturezas.
O mercado em que a Conceitos em Moveis atuará é um amplo segmento que busca competências nas áreas de