Criação de uma empresa
O desejo de abrir uma empresa e a escolha do tipo de atividade é apenas o começo de um longo processo, antes de se lançar no mercado como empresário. É preciso saber quais são as oportunidades e quais são os riscos que a atividade escolhida oferece. Então, partindo-se da necessidade de buscar inovações e surpreender o mercado, duas amigas recém-formadas em ciências contábeis decidiram abrir uma empresa.
A trajetória começou em 25/ 05/ 2004, quando Carina Azevedo e Julia Pereira Integralizaram um capital social de R$ 500 mil para criação da Juca Babies Ltda., que atuaria no ramo de venda de roupas e acessórios infantis e atualmente tem 10 lojas espalhadas pelo país. A escolha do nome surgiu da junção de seus nomes, o que também explica o grande desejo de ambas quererem atuar diretamente no negócio.
Os principais motivos apontados para a decisão da criação da empresa estão relacionados com a crescente dificuldade para a obtenção de um bom emprego, a falta de perspectiva de uma carreira profissional, o constante sentimento de instabilidade e esperança de um futuro financeiro independente.
A proposta foi inovar e se superar ingressando no ramo de logística, com venda de roupas e acessórios infantis. Um segmento no qual viram a oportunidade de mostrarem suas habilidades e conhecimentos absorvidos nos estudos, após ter conseguido passar no exame de suficiência.
Para registro e legalização foi necessária a solicitação dos serviços de um contador que, além de elaborar os documentos constitutivos da empresa e preencher todos os formulários do processo, é o profissional capacitado a prestar consultoria com relação aos aspectos fiscais e legais na constituição da empresa. Nesse caso, além da experiência do empreendedorismo, ambas exercem a função de contadora.
Portanto, para verificar a viabilidade financeira do negócio foi necessário outro estudo, que apontou os investimentos a serem efetuados e o retorno do capital