criatividade
A Expressão estratificação deriva de estrato, que quer dizer camada. Por estratificação social entendemos a distribuição de pessoas e grupos em camadas hierarquicamente superpostas dentro de uma sociedade. Essa distribuição se dá pela posição social dos indivíduos, das atividades que eles exercem e dos papeis que desempenham na estrutura social.
Assim, podemos dizer que em certas sociedades, as pessoas a elas pertencentes estão distribuídas entre as camadas alta ( classe A), média (classe B) ou inferior (classe C), que correspondem a graus diferentes de poder, riqueza e prestigio. Na sociedade capitalista contemporânea, as posições sociais são determinadas basicamente pela situação dos indivíduos no desempenho de suas atividades produtivas, ou seja, a profissão que você ocupa, a condição econômica em que você se encontra.
Para melhor entender a estratificação, vamos descrever as 3 principais formas de estratificação na sociedade contemporânea.
Estratificação econômica: Definida pela posse de bens materiais, cuja distribuição pouco equitativa faz com que haja pessoas ricas, pobres e em situação intermediaria. Ex: Pensar em classe média, classe baixa, classe alta, de acordo com a renda que o grupo familiar possui.
Estratificação política: Estabelecida pela posição de mando na sociedade (grupos que tem poder e grupos que não tem). Geralmente, as pessoas mais ricas detêm também mais poder mesmo não sendo “políticos”, por exemplo.
Estratificação Profissional: Baseada nos diferentes graus de importância atribuídos a cada profissional pela sociedade. Por exemplo, em nossa sociedade a profissão de médico é muito mais valorizada do que a de pedreiro. Estratificação profissional é pensar que as pessoas são divididas de acordo com a profissão que ocupam, no qual a cada profissão é atribuída um dado valor de importância.
Como já vimos, os aspectos econômicos, políticos, sociais e culturais de uma sociedade estão interligados, bem