Criatividade
A criatividade é a faculdade/habilidade de criar ou o potencial criativo. Consiste em encontrar métodos ou objectos para executar tarefas de uma maneira nova ou diferente do habitual, com a intenção de satisfazer um propósito. A criatividade permite cumprir os desejos de forma mais rápida, fácil, eficiente ou económica.
À criação de novas ideias e conceitos também se lhe dá o nome de inventividade, pensamento original, pensamento divergente ou imaginação construtiva. Trata-se de conceitos que implicam o acto de inventar algo novo (isto é, recorrer ao engenho), a capacidade de encontrar soluções originais e a vontade de mudar o mundo.
Com base em diversos ramos e disciplinas, a ciência tem vindo a estudar a criatividade, em busca de objectivos e termos lógicos precisos. A inventividade pode ser considerada do ponto de vista técnico, como um processo, como uma característica da personalidade ou como um produto.
Para a psicologia, o pensamento divergente é uma actividade contida pela imaginação, que consiste em realizar algo novo ou o mesmo embora de forma diferente. Muitos especialistas têm analisado a relação entre a criatividade e a inteligência.
Para a sociologia, no que lhe diz respeito, a imaginação construtiva surge a partir da intervenção de três variáveis: o campo (os grupos sociais), o domínio (a área ou a disciplina) e o indivíduo. Isto significa que uma pessoa realiza transformações num domínio, que são avaliadas pelos grupos sociais.
De uma forma geral, pode-se afirmar que um sujeito criativo tem confiança em si mesmo, sensibilidade de percepção, capacidade intuitiva, imaginação, entusiasmo e curiosidade intelectual.
Inovação
O conceito de inovação é bastante variado, dependendo, principalmente, da sua aplicação. De forma sucinta, a Inventta considera que inovação é a exploração com sucesso de novas ideias. E sucesso para as empresas, por exemplo, significa aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de