Criatividade e inovação
O que significa uma empresa ser competitiva? Tenho certeza que a maioria das respostas será: - ter competitividade é produzir um produto ou serviço com a máxima qualidade e preços razoáveis. Este é realmente o pensamento da maioria dos empresários que encontro no meu dia-a-dia dos mais variados setores da economia. A grande preocupação está centrada no produto ou serviço e nas formas de redução de custos para oferecer melhores preços, mantendo a qualidade no maior nível possível. Sem dúvida nenhuma está correto.
A grande questão que eu coloco é: com a globalização do mercado consumidor e com essa crise econômica que tem assolado essas empresas, sem falar na concorrência que deixou de ser regionalizada e passando a um nível mais amplo (mundial).
A resposta que eu vejo está na inovação.
Inovar é preciso! Mas o que realmente significa inovar? Abordaremos esse assunto adiante.
Para uma empresa se destacar no mercado mundial ela tem que possuir funcionários, criativos, talentosos, que sejam dedicados, paciente e fiel a sua empresa, por que os funcionários são representantes da própria empresa e também são responsáveis pelo crescimento da mesma atingindo sempre um nível mais alto a cada dia que se passa. E cada um deles venha tomar mais cuidado, que eles venham ser mais criteriosos para aceitar qualquer proposta, pois estamos enfrentando a turbulência causada pela crise atual.
CRIATIVIDADE + RETORNO = INOVAÇÃO
Inovar é desenvolver uma criatividade com uma utilidade, é assim, de maneira simples, podemos definir a inovação. A inovação e a criatividade dominam o mercado mundial, admitindo grande importância, no mundo globalizado.
O termo inovar é oriundo de uma razão de ser, empresarial ou pessoal, onde um conjunto de elementos define sua capacidade de prevalecer, no mundo real. A inovação representa a força criativa da sabedoria humana. Sua prevalescência é fundamental para o desempenho da competitividade global.
A criatividade participa dos