criatividade vygostky
Focando na ideia de criatividade e criador utilizada por Vygostky como foco para o estudo, é possível perceber 3 formas distintas de ver a criatividade, segundo a autora.
A primeira seria a criatividade como uma produção de novidade. Nesse a atividade criadora é definida pela novidade, sendo o critério único para conceber algo criativo. Sendo assim, qualquer produto da atividade humana que crie algo novo, seja exterior ou mesmo uma organização de pensamento ou sentimento, é produto dessa atividade criadora. Podemos perceber que segundo a essa visão a atividade criadora é um processo comum humano, consubstancial à nossa atividade.
A segunda é ligada a capacidade humana de gerar produtos culturais significativos. Essa seria o que os autores chamam de criatividade com maiúscula, ou criatividade H. Nesse caso, a criatividade é uma produção de novidade que tem um forte impacto em determinado campo e é amplamente reconhecida pelo o que significa socialmente. Uma produção cultural que é significativa e consequentemente vital para desenvolvimento humano.
A terceira, a criatividade como capacidade de produção de novidade e valor na vida cotidiana. Essa chamada de criatividade com minúscula ou criatividade P. Ela se define pela sua significação social, igual à primeira, mas essa age em um plano reduzido. Tem um significado social importante, mas é mais restrita, por exemplo, é significativa para professores, pais, terapeutas.
Tratando de criatividade é possível focar em 3 obras centrais de Vygostky, todas relacionadas a