Criatividade no varejo: um desafio sustentável
As peças publicitárias para o setor varejista estão em toda parte. Na televisão, no rádio, outdoors, cartazes, folhetos. Onde quer que passemos estamos expostos ás suas promoções, geralmente de última hora ou com grandes descontos. É de conhecimento geral que as datas comemorativas são ótimas estratégias para aquecer o comércio, que o diga o Natal, época em que as vendas atingem seu ápice em relação a outros períodos do ano. Partindo daí pode se ter grandes sucessos, desde que se coloque a criatividade em prática. A vitrine é o cartão de visita da loja. Se organizar, se programar, oferecer um mix de produtos que atenda as demandas da data em questão. Utilizar o design interno e externo da loja para trabalhar o tema (cartazes, banners podem fazer referência á data, com frases alusivas ao dia comemorado e destaque aos produtos da loja).
Tudo isso faz parte de uma criatividade individual que pode fazer toda diferença.
Sustentabilidade faça sua parte
Eco design: Desenvolve produtos, sistemas e serviços que reduz o uso de recursos não renováveis que minimizem o seu impacto ambiental sendo assim amigáveis para o meio ambiente.
Marketing viral-Criatividade on-line: Técnicas que tentam explorar redes sociais pré-existentes para produzir aumentos exponenciais em conhecimento de marca.
Uma história de sucesso e criatividade
Os chinelos havaianas surgiram em 1962 e por 30 anos foi conhecida como ''chinelo de pobre''. Mais tarde veio a criatividade de se agregar uma bandeirinha do Brasil nas correias do chinelo, uma idéia que veio de uma data comemorativa (copa do mundo), onde se originou uma marca de grande sucesso passando do ''pobre ao nobre''.