CRIATIVIDADE NA ENGENHARIA
A criatividade é raramente abordada em cursos superiores de engenharia pelo fato de ser tratada por alguns professores como um talento, sendo assim, de difícil avaliação.
PROFISSÕES QUE DEPENDEM DA CRIATIVIDADE RESTRIÇÕES ESCRITOR LINGUAGEM ARTISTA FORMA VISUAL COMPOSITOR FORMA MUSICAL ENGENHEIRO LEIS DA FÍSICA E ECONOMIA
Diferente de outras profissões criativas, a criatividade do engenheiro se limita à utilização da física e economia para a conclusão de seu trabalho.
ENGENHEIRO CRIATIVO
Um engenheiro criativo requer as seguintes características:
1. É persistente; É fato que encontraremos obstáculos ao longo dessa jornada como estudantes de engenharia, mas é importante que tenhamos determinação para alcançar nossos objetivos.
2. Pergunta por quê; Ao fazer isso, um engenheiro aprende com outro, afinal, a curiosidade em relação ao mundo e a forma como ele funciona é de extrema importância.
3. Não se satisfaz facilmente; Ao invés de se entristecer ou frustrar-se por um problema, o engenheiro rapidamente busca uma forma de resolvê-lo.
4. Aprende com acidentes; Os erros podem nos ensinar mais do que os acertos, sendo assim, esteja aberto a possíveis acidentes e descobrirá coisas novas, como no caso da penicilina.
5. Possui interesses amplos; Um engenheiro deve possuir equilíbrio entre as suas necessidades intelectuais, emocionais e físicas. Não focar em apenas necessidades físicas ou emocionais, por exemplo.
6. Mente aberta; Não restringir o conhecimento de engenharia à apenas uma área, buscar desenvolver aptidões em outras áreas da engenharia ou fora delas. É importante ter um amplo conhecimento.