crianças nas ruas
CURSO: PSICOLOGIA
ATIVIDADE DISCENTE 1
TEMA: CRIANÇAS NAS RUAS DE SALVADOR
NATHALIA BARBOSA BOAVENTURA
SALVADOR
2014
No sábado de carnaval em frente ao Farol da Barra, certa cena me chamou a atenção. Havia três crianças descalças em meio aos foliões, elas corriam, brincavam, catavam latas, comiam alguns certos tipos de lanches, entre outras coisas. E tudo isso me despertou bastante atenção, e fiquei horas observando disfarçadamente tudo que eles faziam.
Senti-me angustiada ao ver aquela cena, e de repente me veio uma tristeza enorme, principalmente quando via que duas dessas crianças catavam latas e mesmo assim sorridentes e sempre brincando, enquanto outras estavam bem vestidas, com seus pais de mãos dadas passeando. Pareciam-me ser crianças de baixa renda, pelo fato de estarem dessa maneira na rua. Fiquei com uma dúvida e que logo se juntou com uma raiva, estava totalmente indignada com toda aquela situação. Pois imaginei que aquelas crianças estavam sendo obrigadas a catar latas, e voltei para casa falando bastantes sobre essa cena.
No outro dia voltei ao mesmo local e lá estavam as crianças da mesma forma. Resolvi me entrosar com uma delas e ganhei bastante atenção da menina de nome Bruna com dez anos de idade, fiz várias perguntas a ela e todas foram respondidas, depois os outros dois que eram meninos se aproximaram e comecei a conversar com eles também. Eles estavam bem felizes por estar ali, e foi me explicando cada coisa que eles faziam. A menina Bruna me disse que ela catava latas porque queria que ninguém a obrigava a nada, mas que ela parou de catar naquele dia, pois o juizado de menor a ameaçou de leva-la presa juntamente com a sua mãe então ela ficou com medo e parou. Tirei todas as dúvidas que estavam na minha cabeça e vi que eu estava enganada de toda aquelas cenas que eu estava vendo. Todos os três estudam, tem moradia, pais e familiares e uma vida que toda criança deve ter por