Crianças Invisiveis
Curso de Graduação em Engenharia Elétrica
Disciplina: Ciência, Tecnologia e Sociedade
CRIANÇAS INVISÍVEIS
Equipe:
Airton Carneiro
Ayoanma Azevedo
Erick Frota
João Lucas
Lilian de Aquino Alves
Miquéias Silva
Thiago Almeida
Prof.: Cibelly Azevedo
2011.1/2
INTRODUÇÃO
Sete realidades infanto-juvenis retratadas em histórias curtas, mas, todas com grande profundidade, com a intenção de observar o que está acontecendo com algumas crianças em seus respectivos países/continentes. Mostrando de forma real e objetiva estes inícios de vidas tão sofridos e como estas se relacionam com esse mundo atual tão agressivo, perverso e com oportunidades para poucos.
O filme de drama aponta a sofrida realidade de crianças que são forçadas a abandonar sua infância para sua própria sobrevivência.
As crianças pertencem a sete países distintos, principalmente no que diz respeito à realidade socioeconômica, fazendo com que tais crianças, mesmo em uma realidade miserável, façam suas escolhas em busca de um futuro melhor desde cedo.
O filme também retrata a exclusão infanto-juvenil, onde crianças vivem a ausência de bens materiais, e têm seus brinquedos trocados por armas. E, desde pequenas, vivem à margem das drogas, têm pais viciados, aprendem a roubar para sobreviver.
1. Tanza
Ambientado na África, ‘’Tanza’’ mostra em uma curta história uma situação comum aos quatro cantos do continente africano.
Onde guerras civis geradas a partir de disputas políticas presentes no continente há anos, tiram os brinquedos das mãos das crianças e no lugar colocam armas, tornando-os guerreiros armados.
É interessante que eles não demonstram ter medo do que pode vir a acontecer. Entretanto, eles têm um ódio que parece aumentar a vontade de matar ou morrer sem ‘’fazer cerimônia’’ alguma.
2. Bilu & João
Ambientado nas ruas de São Paulo, ‘‘Bilu & João” trata de forma clara a situação de pobreza e favelização