Crianças institucionalizadas
1º ANO – 2º SEMESTRE
UC: Investigação em Educação Social
Docente: Professora Doutora Isabel Rufino
“CRIANÇAS EM RISCO”
Da família à institucionalização
Discentes:
Ana Granja
Eulália Pocinho
Paula Hipólito
Susana Jacinto
Junho 2011
“Maior que a dor do parto
É a dor da criança abandonada.
Assumir a Paternidade
E criar os Filhos com dignidade,
Dando bons exemplos.
Esse é o caminho da cidadania.”
(Elsimar Coutinho)
Agradecimentos
Gostaríamos de agradecer a todos aqueles que colaboraram directa e indirectamente na elaboração deste projecto. À Directora Técnica da instituição Girassol, Drª Catarina Mourato que se disponibilizou para a realização da entrevista.
À Professora Doutora Isabel Rufino, pelo apoio ao longo do desenrolar desta análise curricular.
Índice Agradecimentos 4 Índice de anexos 6 Introdução 7 Fundamentação teórica 8 Importância da família no desenvolvimento psicossocial da criança 8 Definição do conceito de Criança 11 Institucionalização de crianças 15 Futuro dos jovens e a delinquência 16 Identificação do Problema 18 Caracterizações Centro de Acolhimento Temporário “O Girassol” 19 Metodologias 21 Análise de Dados 22 Conclusão 25 Bibliografia 26
Índice de anexos
Guião da Entrevista a Entrevista b
Introdução
A Elaboração deste trabalho enquadra-se na avaliação da unidade curricular de “Investigação em Educação Social”, do Curso de Educação Social Pós laboral da Escola Superior de Educação e Ciências Social do Instituto Politécnico de Leiria.
O nosso projecto de investigação tem como objectivo compreender se as Instituições são favoráveis à construção do projecto de vida da criança.
O centro de acolhimento temporário “O Girassol” situado na Marinha Grande, é um exemplo de uma instituição que acolhe crianças, que por diversas razões tem necessidade de acolhimento temporário.
O bem-estar das crianças é fundamental para a sociedade futura,