crianças com leucemia
22 DE SETEMBRO 2014
Introdução
LeucemiaA leucemia é uma neoplasia que afecta os glóbulos brancos. Normalmente, o número de glóbulos brancos produzidos está em equilíbrio com as que vão morrendo, de tal modo que existem sempre glóbulos brancos em quantidades suficientes no organismo como defesa contra infecções .
Tipos de Leucemia
As leucemias estão divididos em 4 grupos conforme são classificadas em crônicas ou agudas, mielóides ou linfocíticas segundo a sua evolução clínicas. E são ainda subdivididas em relação ao tipos de células que prolifera, de forma a torna-se mais fácil estabelecer prognósticos e o tratamento mais adequado a cada paciente.
LMA – Leucemia Mielóide Aguda.
LMC – Leucemia Mielóide Crônica.
LLA- Leucemia Linfocítica Aguda.
LLC- Leucemia Linfocítica Crônica.
Diagnóstico e Características
Quando a leucemia está no início, o seu diagnóstico é difícil, uma vez que os sintomas desta doença são semelhantes aos de outras doenças. Entre os principais sintomas temos o cansaço, a falta de apetite e possível febre intermitente. Á medidas que a doença avança, as células imaturas proliferam e invadem o espaço que antes era ocupado por células normais. Surge a dor nos ossos, como resultado da multiplicação das células leucêmicas no sistema ósseo.
A redução da quantidade de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas são responsáveis por outras manifestações clínicas que acompanham a leucemia, entre as quais, perdas de sangue por hemorragias, situação que conduz á anemia (palidez, cansaço e pouca tolerância ao exercício).
Cuidados de enfermagem com a criança com câncer
Oferecer um cuidado integral para melhorar a qualidade de vida da criança e dos seus familiares.
Abordar os problemas psicológicos, sociais e espirituais de ambos.
Destacar ações interativas que se baseiam na relação de respeito e valorização do ser cuidado.
Promover sistematicamente o que há de saudável para proporcionar o conforto.
É importante