Crianças com dificuldade de aprendizagem: um estudo de segmento
Relacionei quatro conclusões das quais achei serem muito importante:
1º Conclusão: A dificuldade de relacionamento entre pais e filhos, faz com que os filhos busquem colegas ou amigos que nem sempre são adequados;
Os filhos precisam de padrões morais estáveis, e são os pais que devem passar estes padrões a eles, ajudando-os a escolherem bons amigos e a tomarem decisões certas, inclusive a terem respeito pelos outros, como por exemplo, os professores.
2º Conclusão: As crianças que tinham dificuldades pessoais / familiares não conseguiram superar as dificuldades escolares;
As crianças precisam ter apoio na aprendizagem, e a família está diretamente ligada, podendo ajudá-las em trabalhos escolares e ficarem atentas quanto às notas escolares. Para que isso ocorra deve-se ter boa comunicação entre todos da família, visto que a educação e as práticas educativas começam em casa.
3º Conclusão: Situações de stress interferem sobre as práticas educativas dos pais, fazendo com que estas se tornem menos efetivas, parecendo ter efeitos diários no ajustamento dos filhos;
Muitas vezes, os pais estão tão preocupados com problemas no trabalho e na vida diária, que esquece de dar a devida atenção a seus filhos, deixando-os de lado.
4º Conclusão: O incentivo da mãe e do pai, para que a criança seja independente, junto com o diálogo está diretamente ligado às práticas educativas, e fazem com que elas superem suas dificuldades escolares.
A criança aprende a ter auto-estima e autocontrole por receberem limites e informações de seus pais. Elas precisam sentir as conseqüências de suas ações, isso às tornará independentes e seu aprendizado será melhor.
Dentre estas conclusões, podemos notar o quão importante é o ambiente familiar para a aprendizagem e o desenvolvimento da criança.
As crianças que tem problemas familiares tais como a falta de diálogo, dificuldades econômicas, stress na vida familiar ou