Crianças abandonadas no brasil
severiana rodriguês da silva
crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?
A triste realidade definida como sociedade.
Palmas
2012
severiana rodriguês da silva
somos seres racionais!
Abandono de incapaz é crime,e negligencia contra raça.
Trabalho apresentado ao Curso Serviço social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina: Psicologia Social,Filosofia,Sociologia, FHTM do Serviço social Il.
Prof. Lisnéia Rampazzo,Sergio de Goes Barbosa, Adarly Rosana,Márcia Bastos,João Vicente Hadich Ferreira.
Palmas
2012
A triste relidade da sociedade brasileira.
1-INTRODUÇÃO
No Brasil,o abandono de crianças vem desde a era colonial,onde eram jogadas em becos, lixo, mangues, ruas e portas de casas. Algumas dessas eram recolhidas e salvas outras mortas por animais e pela ação do tempo.
O abandono desses bebês, muitas vezes era para preservar a honra das moças da sociedade e também pela falta de recursos financeiros para criar mais um filho era motivo para o abandono ou infantícidio. A importância dos cuidados na primeira infância, a busca em defesa dos direitos das crianças e os atos sociais.
2-DESENVOLVIMENTO
A primeira infância é a fase de maior vulnerabilidade, que demanda proteção especial em um ambiente seguro,acolhedor e estimulante. Entender a criança como pessoa em desevolvimento implica conferir a plenitude do momento da infância por ela ter sentido em si mesma e, adicionalmente reconhecer o dinamismo do processo de formação cujo o ressultado é o futuro.
A sociologia da infância tem sido um campo do conhecimento que tem nos premitido lançar olhares diferentes para as crianças buscando compreender as diversas dimensões da infância sob seus próprios ponto de vista. O que implica afirmar que são necessárias mais