Crianças abandonadas no brasil
Universidade Universitária de Morrinhos
Curso de Geografia
Disciplina: Economia Espacial e Dinâmica Populacional
Profª:
Alunos:
Questões: 1- A autora utiliza de metáfora no seu texto para instigar a curiosidade e, portanto a pesquisa. Descreva essa comparação utilizando exemplos do texto para explicar o objetivo dela.
A autora compara a curiosidade com a pulga. E essa pulga convive como um privilégio com os pesquisadores impulsionandos a não acomodarem com a verdade, e a quebrarem paradigmas. As pulgas da curiosidade encontram em campo fértil para reproduzirem , este exemplo quer dizer que o pesquisador/ professor, em cada dia de trabalho com os alunos e colegas, fazem e desfazem tentando mostrar a fórmula certa, Istoé, a pesquisa que lentamente aponta a respostas,numa teia de ideias que forma uma nova lógica. 2- A atividade de pesquisa exige paixão do pesquisador o seu autoconhecimento. Descreva a análise feita por Oliveira, M.G.R. (2009) e diga a sua opinião sobre a atitude de um pesquisador.
A análise feita pela autora é o metodologia utilizada deve ser o diálogo com os educadores, sugerir temas, compartilhar caminhos. Compartilhar sentimentos, tarefa difícil para alguns, mas que descortina novas perspectivas. Na nossa opinião um pesquisador deve ter uma atitude motivacional, e deixar a sua “marca” em sua pesquisa buscando colocar na prática a teoria, fazendo os interessados nesta proposta metodológica buscarem novos caminhos na luz do conhecimento. 3- Oliveira, M.G.R. 92009) propõe uma análise metodológica do ensino de Educação Ambiental nas escolas de Ensino Fundamental. O que considera de errado com o ensino de Educação Ambiental na sua pesquisa?
O que considera errado em sua pesquisa com o ensino de Educação Ambiental é confundi-la com a Ecologia. A Educação Ambiental precisa da competência e informação desta ciência, mas ela tem que ir além disso, mobilizar as energias internas e levar a conceber