CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
SERVIÇO SOCIAL
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM
PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM
PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Psicologia Social; Sociologia;
Filosofia; Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social II.
Prof. Lisnéia Rampazzo, Sergio de Goes Barboza,
Márcia Bastos e Adarly Rosana.
3
SUMÁRIO
RESUMO_________________________________________________4
INTRODUÇÃO_____________________________________________5
DESENVOLVIMENTO_______________________________________6
CONSIDERAÇÕES FINAIS___________________________________9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS_____________________________10
4
RESUMO
Esta produção textual objetivou compreender a realidade social do abandono de crianças, fazendo uma analise de seu contexto histórico e atual, mostrando o mesmo como um problema social que persiste há séculos.
Mostrou também a realidade e o interesse escondido que existia nas Casas dos Expostos e a “roda dos expostos”, ao qual esta representou um elevado índice de mortalidade infantil. Também abordou os padrões que regiam a sociedade da época (séculos XVIII, XIX e XX), e os motivos que levavam as mães a abandonar seus filhos, como por exemplo, o ato do pecado.
Observou também as políticas sociais marcantes no governo
Vargas, tendo como foco a criança pertencente ao Estado. Processo esse que foi se descentralizando com o decorrer dos anos e governos posteriores, e sendo marcante com a implantação do ECA – Estatuto da Criança e do
Adolescente. Além disso, o presente estudo mostrou a carência de políticas sociais que aparam a mãe da criança e que garantam, em todas as classes sociais, os direitos de todas as crianças brasileiras. Mostrando também que é dever do Estado, Sociedade e Família cuidarem de nossas crianças.
5