Crianças abandonadas no brasil: um problema social ou político?
(nome)
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
CRIANÇAS ABANDONADAS NO BRASIL: UM PROBLEMA SOCIAL OU POLÍTICO?
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas: Sociologia, Fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do serviço social II, Psicologia Social e Filosofia
Prof- Sergio de Goes, Adarly Rosana Moreira Goes, Lisneia Rampazzo, marcia Bastos de Almeida
SÚMARIO 1- OBJETIVO 2- DESENVOLVIMENTO 3- CONCLUSÃO 4- ANEXOS 5- REFERÊNCIAS
1 OBJETIVO:
Compreender os elementos sociais e políticos envolvidos no processo de abandono de crianças no Brasil;
2- DESENVOLVIMENTO
Infelizmente o abandono de crianças no Brasil não é um fato recente, isto acontece desde a era colonial, crianças recém-nascidas eram abandonadas em ruas, becos, porta de casas, igrejas e conventos, muitas delas eram recolhidas por pessoas de bondosas que as criavam com amor e carinho, mas infelizmente algumas eram devoradas por cães e porcos que vagavam pela cidade.
As questões do abandono dos recém-nascidos eram muitas vezes para preservar a honra das moças de família. Mas havia também a questão da pobreza, a falta de recursos para criar mais um filho também era motivo para abandoná-lo a própria sorte, as crianças que nasciam deficientes também era abandonadas.
A cultura política em construção desde o Brasil Colônia, quando se descortinava uma sociedade de classes também não foi capaz de resolver os problemas das crianças rejeitadas.
O “Pai dos Pobres” Getúlio Vargas
, bem que tentou trazer mais recursos para as famílias mais pobres, criou a carteira de trabalho, a CLT (consolidação das leis trabalhistas), sua política pretendia melhorar as condições de vida da população pela via do desenvolvimento econômico. Mas parece que ainda hoje assistimos ao