Criança e adolescente
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
CATIA MANUELA FERREIRA CANUTO
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
PALMEIRA DOS INDÍOS
2012
CATIA MANUELA FERREIRA CANUTO
A ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SERVIÇO SOCIAL
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas Direito e Legislação Social, Trabalho Profissional I, Políticas Sociais II e Planejamento Social.
Profs. Edna Braun, Jossan Batistuti, Maria Lucimar, Rosane e Grasieli Aliano.
PALMEIRA DOS ÍNDIOS
2012
INTRODUÇÃO
Sabe-se que há uma grande preocupação quanto ao crescimento do abandono e da violência verbal e física contra crianças e adolescentes e que esses tem sido um dos temas que causam grande polêmica na atualidade, por isso com o passar dos anos o trabalho dos assistentes sociais tem se intensificado a fim de assegurar os Direitos que a Consituição Federal estabelece. Diante disso, o direito da criança e do adolescente sofreu ao longo dos anos considerável evolução tendo em vista a necessidade de promover sua proteção e preservação. O presente trabalho propõe-se a apresentar uma reflexão quanto à importância do trabalho dos assistentes sociais com crianças e adolescentes, tendo em vista que estes, embora ocasionalmente afastados do convívio familiar e comunitário, fazem parte de uma comunidade que age e pensa diferente ou vice e versa.
Sabe-se que a sociedade em tempos remotos tinha um olhar desfavorável quanto à prática do atendimento às crianças e adolescentes, tratando-os como adultos em miniatura. Para crianças pobres e em nome da “proteção”, simplesmente realizavam-se um conjunto de ações por iniciativas de caridade e filantropia. Logo depois, emergiu o assistencialismo com forte