Criança a alma do negocio
[pic]
Professor Fragoso
DRI
Barbara Camila Divino Silva RA: B475BD8
Almiria Meira Oliveira RA: B5748A-9
Flavio de Lima Cordeiro RA: B55058-9
Pedro Alonso G. Pedrosa RA: B5629A-8
Gessica de Souza Lopes RA: B55111-9
Marilia C. R. Lima RA: B55AFF-2
Dia: 01/10/2012
(Fonte: TNS/ Intersciente, 2003 / blog consumo diário).
O que é consumismo?
Muitas vezes, o capitalismo influencia a sociedade a consumir de forma inconsciente, exagerada e desnecessária produtos ou serviços. A sociedade capitalista utiliza dos meios da propaganda, publicidade e marketing a fim de expandir o consumismo.
Há uma diferença entre consumo e consumismo. No primeiro caso, a pessoa consome para a sua sobrevivência, e no segundo, a pessoa consome como forma de prazer e satisfação.
O consumismo já é considerado uma doença para alguns profissionais, como é o caso da socióloga Valquíria Padilha e do psiquiatra do hospital das clínicas de São Paulo Hermano Tavares.
NOTA: Socialização de consumo pode ser definida como sendo o processo pelo qual pessoas jovens adquirem habilidade, conhecimento e atitudes relevantes para seu funcionamento como consumidores no mercado.
História do consumismo
O movimento de consumidores surgiu relacionado à luta por direitos sociais.
E, depois, ele passou por uma trajetória e se especializou em função, logicamente, do processo de produção em massa de mercadorias, e tem uma história muito interessante. Em 1976 o governo do Estado de São Paulo (Governo Paulo Egídio) criou um grupo de trabalho para discutir a necessidade da institucionalização de uma política