CRIANÇA NO ESPORTE
Fonte: Fit Mail - Fit News
Data da Publicação: 10/02/2002
Código de referência: 207 http://www.sanny.com.br/si/site/jornal_materia?codigo=207 CRIANÇA NO ESPORTE
Vivemos em constante busca de uma auto-reflexão sobre quais os melhores métodos para tratar do desenvolvimento da criança em seu aspecto social e cognitivo.É por essas tentativas que às vezes erramos. Porém iremos discutir nessa pequena obra quais os anseios e dificuldades que essas crianças enfrentam no dia-a-dia.
Para que se encontre os caminhos necessários para o entendimento do tema é preciso buscar a importância do jogo e dos aspectos lúdicos inerentes à formação cidadã, elevando a discussão do esporte no desenvolvimento humano da infância. Desde o começo do século, o mundo passa a procurar novos horizontes para a compreensão do “saber esportivo”. E pensando nisso, que o esporte passou a ser encarado através de manifestações, constituídas por dimensões sociais.
Existe a conveniência em dividir o esporte em três situações, visto que existem diversas perspectivas propostas e numerosas situações onde podemos vislumbrar horizontes diversos no tratamento com ele:
a) O esporte-educação, devendo este ser ministrado por um conteúdo eminentemente social, agregando fontes de pesquisa e fundamentações pedagógicas. Segundo Tubino (1939, p.32):
“Na área de integração social, deverá ser assegurada uma participação autêntica, oferecendo aos educandos, as oportunidades de decisões na própria organização das atividades, acrescidas de uma possibilidade crescente de intervenções nas atividades esportivas extra-escolares, visando chegar à essa atuação na própria comunidade em que se situa o ambiente escolar. Na área de desenvolvimento psicomotor, deverão ser oferecidas as oportunidades de participação que atendam principalmente às necessidades de movimento, como também, situações de perigo crítico, auto avaliação, tudo isto, livre das discriminações de qualquer tipo. Por fim, na