Criança com deficiência auditiva
EMEF “Capitão Leovigildo Silvério Gomes dos Reis”
PROJETOS ESCOLARES
DELIMITAÇÃO DO OBJETO DE ESTUDO
• Através de coleta de dados
OBJETIVO GERAL
• Analisar o grau de comprometimento da linguagem e da escrita em uma criança com Deficiência Auditiva.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Investigar a comunicação de uma criança com deficiência auditiva em seu convívio escolar; • Verificar a interação dos profissionais da escola com essa criança;
POR QUE É IMPORTANTE ESTUDAR OS COMPROMETIMENTOS DA LINGUAGEM E DA ESCRITA NUMA CRIANÇA COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA?
• Porque toda criança é capaz de aprender, desde que sejam estimuladas e com isso desenvolvam as suas potencialidades e sua participação na comunidade.
DEFICIÊNCIA MÚLTIPLA
É o conjunto de duas ou mais deficiências associadas de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento, as possibilidades funcionais, de comunicação, de interação social e de aprendizagem que determinam as necessidades educacionais dessas pessoas.
DEFICIÊNCIA AUDITIVA
É a perda maior ou menor da percepção normal dos sons. O indivíduo com surdez pode ser considerado: * Portador de surdez leve : perda auditiva de até 40 decibéis; * Portador de surdez moderada: perda auditiva entre 40 e 60 decibéis; * Surdo: perda auditiva estre 70 e 90 decibéis.
INCLUSÃO
Para que haja Educação Inclusiva é necessário o envolvimento e a participação da família, de toda comunidade escolar e capacitação continuada dos profissionais da educação, visando construir e efetivar a prática pedagógica para lidar com diferentes níveis de desenvolvimento e aprendizagem.
Não adianta apenas admitir a matrícula de crianças especiais na escola, o que realmente vale é oferecer serviços complementares, adotar práticas criativas na sala de aula, adaptar o projeto político pedagógico, rever posturas e construir uma nova filosofia