Criando a experiencia
Jogabilidade: Criando a experiência.
O que diferencia os games de outros tipos de mídia? Além da interatividade, que faz o game se destaca entre os outros tipos de entretenimento, podemos destacar também a experiência vivida pelo jogador durante o jogo.
Para construir uma experiência que agrade ao jogador, o desenvolvedor deve se atentar a alguns fatores importantes como: um bom roteiro para o jogo, desafios que prendam o jogador ao jogo, personagens interessantes, uma boa sonorização. Esses fatores juntos podem ser definidos como a jogabilidade de um game.
Regras do jogo.
Todos os jogos possuem regras que devem ser seguidas pelo jogador, não importa qual o console, tipo de jogo, época em qual foi desenvolvido, todos, sem exceção possuem regras, algumas são regras simples como no jogo Pong que possuía uma simples regra: “utilize o controlador para acertar a bola e obter um placar elevado”, outras já são mais complexas e demanda de tutoriais, dentro do próprio jogo, para explicar as regras para o jogador. As regras também são responsáveis por define toda movimentação e ação dos personagens, para desenvolver as regras de um jogo é necessário que o desenvolvedor conheça bem o ambiente em que o jogo ira se passar, e que elas sejam apresentadas ao jogador, isso podendo ser feito dentro do próprio jogo.
Condições de vitória
As condições de vitória definem como um jogo poderá ser vencido pelo jogador, deve se deixar claro se haverá um único vencedor ou vários, o que deve ser feito pra ser considerado o vencedor do jogo, em que ponto do jogo essa condição pode ser alcançada. Em alguns jogos de quebra cabeça não existe uma condição de vitória. Tetris por exemplo não existe uma condição de vitória, o jogo apenas aumenta a dificuldade até o jogador decida parar. A noção de vitória nesse jogo é a comparação de sua pontuação com a de outras pessoas. Um único jogo pode apresentar diferentes condições de vitorias para atrair jogadores com