Criando uma aplicação com EJB 3.0 + JPA 1.0
Tendo este escopo vamos criar um Projeto EJB no NetBeans:
1-) Criando um Projeto EJB
Na área Projetos, clique com o botão direito do mouse, e em seguida clique em Novo projeto...
Na tela Novo projeto, selecione na aba Categorias a opção Java EE, na aba Projetos a opção Módulo EJB e clique em Próximo.
Na tela de Novo Módulo EJB, vamos definir os seguintes campos: Nome do projeto: EmprestimoEJB Localização do projeto: (Escolha o local para salvar o projeto no micro)
Clique em Próximo.
Na tela de Novo Módulo EJB, vamos definir os seguintes campos: Servidor: GlassFish Server 3.1 Versão do Java EE: JavaEE 6
Clique em Finalizar.
Desta forma criamos um Projeto EJB chamado EmprestimoEJB que será publicado dentro do servidor de aplicação web GlassFish.
Criando as classes de negocio
Devido ao escopo do projeto teremos inicialmente três classes (Livro, Pessoa e Emprestimo).
Diagrama de classes:
Com base no diagrama de classes, vamos criar essas classes dentro do nosso projeto EmprestimoEJB:
Clique com o botão direito do mouse sobre Pacotes de código fonte, depois selecione a opção Novo, depois selecione Classe Java...
Na tela de Novo Classe Java, vamos definir os seguintes valores: Nome da classe: Livro Pacote: br.universidadejava.emprestimo.modelo (utilizamos o pacote para separar os arquivos Java dentro da aplicação).
Clique em Finalizar.
Repita este mesmo processo para as classes Pessoa e Emprestimo.
Seguindo o modelo UML, vamos adicionar nas classes os atributos, métodos get / set e anotações referentes ao JPA, depois nossas classes ficaram da seguinte forma:
Classe Livro
package br.universidadejava.emprestimo.modelo;
import java.io.Serializable; import javax.persistence.Entity; import javax.persistence.GeneratedValue; import javax.persistence.GenerationType; import javax.persistence.Id;
/**
* Classe utilizada para representar um Livro.
*/