Criando declaração de escopo
Prof. Msc Ricardo Britto DIE-UFPI rbritto@ufpi.edu.br
Sumário
Definindo
escopo. Criando EAP.
Definindo o Escopo
Escopo
é coletivamente o produto, serviço ou resultado do projeto. O processo “definir o escopo” consiste na preparação de uma declaração do escopo detalhada. É essencial para o sucesso do projeto.
Definindo o Escopo
Baseia-se
nas entregas principais, premissas e restrições documentadas na iniciação do projeto ou fase. Durante o planejamento, o escopo do projeto é refinado porque se conhecem mais informações sobre o projeto.
Definindo o Escopo
As entradas deste processo são:
As ferramentas e técnicas do processo são:
Termo de abertura do Projeto; Documentação dos requisitos; Ativos de processos organizacionais. Opinião especializada; Análise de produto; Identificação de Alternativas; Oficinas.
A saídas do processo são:
Declaração do escopo do projeto; Atualização de documentos do projeto.
Termo de abertura do projeto
Os
elementos importantes do termo de abertura que devem ser revisitados são os objetivos do projeto. Os objetivos são critérios quantificáveis utilizados para mensurar o sucesso do projeto. Deve-se incluir no mínimo prazos, custos e medidas de qualidade.
Análise de Produto
Trata-se
de um método para conversão da descrição do produto e dos objetivos do projeto em entregas e requisitos. Segundo o PMBOK, a análise de produto pode incluir análise de valor, análise funcional, análise de requisitos, técnicas de engenharia de sistemas, análise de sistemas e técnicas de engenharia de valor.
Identificação de Alternativas
É
uma técnica usada para descobrir diferentes possibilidades de execução do projeto. Por exemplo, pode-se fazer um brainstorming para indicar formas de se contornar restrições de orçamento.